O curioso caso da foto adulterada.
- Carlos_Santoro
- Aug 1, 2017
- 3 min read
Updated: Oct 20, 2022

A foto acima, velha conhecida de todo torcedor Tricolor, é supostamente a foto oficial do time campeão carioca de 1906, primeiro ano em que a competição foi disputada. Pelo menos é o que dizem os livros e revistas sobre a história do clube. O que pouca gente sabe, entretanto, é que ela não só não foi tirada no ano de 1906 como trata-se na verdade de uma foto-montagem. Muito bem feita por sinal, mas mesmo assim uma montagem. Isso mesmo. Muito antes do Photoshop ser inventado ou do governo da antiga União Soviética apagar de suas fotos oficiais antigos aliados políticos conforme eles “caíam em desgraça”, o Fluminense já adulterava as suas fotos. O que não deixa de ser mais um exemplo de pioneirismo do clube.

fig. 1 – Foto original
Do lado esquerdo. No alto: Francis Walter (presidente do Fluminense), Numa de Oliveira (presidente do Paulistano), João Carlos de Mello (fundador do Fluminense e representante do clube em São Paulo), Oscar Cox (fundador do Fluminense), o goleiro Cruickshank, os zagueiros Henry Jeans e Victor Etchegaray. No meio: os atacantes Buchan, Horácio da Costa Santos, Edwin Cox, Félix Frias e Emile Etchegaray. Embaixo: os meias Joaquim Araújo, Jack Robinson e Edgard Gulden.
A foto original (fig. 1), tirada não em 1906, mas em 25 de junho de 1905 no Velódromo Paulista, no bairro da Consolação em São Paulo, por ocasião do amistoso que o Flu disputou contra a equipe do Paulistano (de branco à direita na foto), o último da excursão que o Tricolor empreendeu à São Paulo naquele ano, mostra as duas equipes posando antes do jogo na formação clássica 2-3-5 da época. Dela, foram “decepadas” as cabeças do goleiro Cruickshank, do zagueiro Henry Jeans e do meia Jack Robinson. Devidamente substituídas por, respectivamente, Waterman, Salmond e Oswaldo Gomes (ver fig. 2), recortadas da foto oficial do time campeão de 1908. Tanto Cruickshank como Robinson eram também sócios do Paysandu e defendiam preferencialmente esse clube nos confrontos estaduais, reforçando o Fluminense apenas nos amistosos interestaduais. Mas por que se dar a todo esse trabalho? Simples. O clube não tem nos seus arquivos nenhuma foto de 1906 e na hora de montar o álbum com a galeria dos campeões foi necessário recorrer a esse expediente para que se tivesse alguma foto que representasse o time campeão de 1906. A foto original de 1905 por outro lado é a primeira que eu tenho conhecimento do time posando com o uniforme tricolor, trazido da Europa por Oscar Cox no ano anterior.

fig. 2 – Foto-montagem
Quanto a foto-montagem, o mais curioso é que o time que aparece nela jamais atuou junto. O que nos leva a seguinte pergunta: por que a foto foi montada com esses jogadores especificamente? Por que manter o Araújo, que só participou de dois jogos do Campeonato Carioca de 1906 e incluir o Oswaldo Gomes, que atuou em apenas três? A resposta também é bastante simples. Se você pegar a foto original de 1905, apenas três jogadores que aparecem nela (Cruickshank, Jeans e Robinson) não participaram de nenhum jogo do campeonato de 1906 pelo Fluminense e precisam obrigatoriamente serem excluídos, ao passo que a foto do time campeão de 1908, coincidentemente, tem igualmente apenas três (Waterman, Salmond e Gomes) que participaram do campeonato de 1906 e não aparecem na foto original de 1905, sendo portanto os únicos que podem ser adicionados. Uma simples troca de três por três.
Há discrepâncias entre a montagem da figura 2 e o resultado final. O fundo foi apagado, Oswaldo Gomes ganhou um boné, os jogadores foram retocados. De qualquer forma, para a época, a foto modificada ficou muito bem feita, é só mesmo após uma análise minuciosa dá para perceber que é uma montagem.

Comments